domingo, 11 de janeiro de 2009

Punta Arenas

Dia 09-Jan:
Depois dos últimos problemas com o veículo, precisamos trocar a bateria dele pela manhã.
Voltamos a hospedagem, arrumamos as malas, saimos pra comprar souvenirs (faz parte da viagem né) e metemos o pé novamente na estrada, desta vez em direção a Punta Arenas-Chile.

O caminho mais rapido certamente seria ir até Porvenir e pegar a balsa que atravessa a Punta Arenas, portanto (esse "portanto" que quebra a logistica), a balsa faz a travessia uma vez por dia.
Sendo ambas as cidades chilenas, ninguem no Ushuaia conseguiu nos dar uma informação segura de qual o horário da travessia. O Centro de Informações de Ushuaia divergia com as os dados coletados antes no Centro de Informações de Rio Gallegos.
Devido a isso, decidimos trocar a balsa de Provenir-Punta Arenas pela ja conhecida travessia de antes pela Baia se San Sebastian, que alem de custa 4 vezes menos, funciona todos os dias, a cada 40 minutos ficando parado somente 5 hrs (de 1 as 6 da manhã).

Nossa visita a Rio Grande se resumiu a um pique-nique no estacionamento do supermercado Carrefour e dali seguimos, fazendo a travessia de balsa da Terra do Fogo de volta a continental sulamenricana perto da meia-noite.

Dia 10-Jan:
Chegamos em Punta Arenas pro volta das 3 da manhã.

DORMI NA PRAÇA:
Uma vez mais, sem sucesso na busca por um hotel na madrugada, decidimos pela tatica anterior: procurar um lugar para dormir.
Dessa vez tivemos mais sorte e dormimos perto da praça de armas, na frente dos Carabineros de Chile (policia).

Despertamos pela manha e fomos a praça de armas buscar no centro de informações por uma hospedagem.

TURISMO GASTRONÔMICO:
Após nos hospedarmos, saimos para comer e o Felipe e Thiago tiveram o privilégio de provarem o tradicional Completo Chilenio: Pão, salsicha, tomate em cubos, maionese e palta (creme de abacate).
Caso você ache que não entendeu direito, serei mais claro: CREME DE ABACATE!
Paises andinos (até onde sabemos, do Chile a Colombia) comem a Palta no pão, que consiste em um creme SALGADO de abacate.
Quando você comenta com algum deles que no Brasil nos comemos o creme de abacate doce, isto é, com açucar, a cara que eles fazem é igual a que você fez ao ler este post...
Saldo da experiência: Uma pessoa se recusou a provar, duas não gostaram e uma gostou.


Aproveitamos o resto do dia para visitar o forte do estreito de magalhaes:

Em seguida, a não menos importante, Zona Franca da cidade (assim como temos uma em Manaus).

Dia 11-Jan:
Realmente não ha mtttt o q se ver em Punta Arenas...
Aproveitamos entao o final de semana para sair (sab e dom).
No dia 11 (dom) fomos ao Museu de Historia Natural Salesiano. Tem alguns animais empalhados e informações das missoes realizadas na regiçao (missões catolicas com o povo índigena local).
Infelizmente não podiamos tirar fotos... mas sabe como é né, umazinha só pode:
Eis ai uma foto do coelho que vive na beira das estradas da região... o pior é que o desgraçado é bonitinho!

Fomos ao parque da cidade, que tem um intuito diferente dos demais parques que visitamos. EEste parque é detinado a população local, tendo áreas para pique-nique, churrasco, e qualquer outro tipo de confraternização ao ar livre que você queira. As trilhas que existem servem para a pratica de atividade fisica num local fresco e bonito... seria o mesmo que fazer uma caminhada na Floresta da Tijuca, só que sem o risco de ser assaltado!

A VER NAVIOS:
Voltamos a zona franca para comprarmos as coisas que haviamos visto no dia anterior. O Flavio queira um saco de dormir de 1ºC a -7ºC e o Thaigo uns eletronicos, que no dia anterior ficaram em dúvida se valia a pena ou não, mas após uma noite de reflexão decidiram comprar.
Acontece que nos informaram errado (já estamos nos acostumando com isso), e a zona franca não abre ao domingos.

Voltando a cidade, ainda nos sobrava o resto da tarde livre, isto é, das 18 as 22hrs.
Decidimos então prestigiar o Festival de Teatro da Patagonia, cuja a entrada era gratuita (Uhuuu !!) e assistimos a um teatro de bonecos:
A peça era boa?
Não sei, mas devia ser... ninguem conseguiu entender nada em espanhol !!